Search
Close this search box.

Prefeitura confirma febre amarela em macaco encontrado morto na zona rural

0
COMPARTILHAMENTOS
834
VISUALIZAÇÕES

A Prefeitura de Santa Rita de Caldas informou nesta quarta-feira,05, febre amarela em um macaco encontrado morto na zona rural, no dia 13 de maio.

📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp

Segundo a Prefeitura, o animal foi encontrado no Bairro da Mata no dia 13 de maio. Análises laboratoriais confirmaram a presença do vírus da febre amarela no animal, no dia 04 deste mês.

Vale ressaltar que os macacos não são transmissores da doença, a febre amarela é transmitida por picadas de mosquitos, tanto em humanos quanto nos macacos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a febre amarela é causada por um vírus transmitido por mosquitos, e possui dois ciclos de transmissão (urbano e silvestre).

No ciclo silvestre da febre amarela, os primatas não-humanos (macacos) são os principais hospedeiros e amplificadores do vírus e os vetores são mosquitos com hábitos estritamente silvestres, sendo os gêneros Haemagogus e Sabethes. Nesse ciclo, o homem participa como um hospedeiro acidental ao adentrar áreas de mata quando não vacinado.

No ciclo urbano, o homem é o único hospedeiro com importância epidemiológica e a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos (Aedes aegypti) infectados.

A pessoa apresenta os sintomas iniciais da febre amarela de 3 a 6 dias após ter sido infectada.

IBAMA

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis, agredir ou matar macacos é crime ambiental e prejudica o trabalho de prevenção dos surtos de febre amarela. Além de não transmitirem o vírus, macacos são os primeiros a morrer com o contágio em ambiente silvestre, servindo de alerta para que sejam adotadas medidas de controle. Ao encontrar um macaco morto ou doente, a população deve informar ao serviço de saúde do município, do estado ou ligar para o Disque Saúde (136), serviço do Ministério da Saúde. Ao receber o relato, técnicos avaliam se há possibilidade de coletar amostras para análise em laboratório e se a morte foi isolada ou atingiu um número maior de primatas.

Vacinação

A Prefeitura de Santa Rita reforçou que a população deve se vacinar contra a febre amarela.

A vacina está disponível nas unidades de saúde Nossa Senhora Aparecida e Monsenhor Alderigi, de segunda a sexta, das 08:00 às 16:00. É importante apresentar cartão de vacinação.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4
Fonte: Onda Poços
×