Entre os manifestantes extremistas que invadiram e depredaram os prédios do Congresso Nacional, do STF e do Planalto no domingo (8), estão bolsonaristas do Sul de Minas. Os prédios e as dependências de cada um deles ficou inteiramente comprometido após a invasão ilegal.
Até o momento, os sul-mineiros identificados são de Alpinópolis, Areado, São Sebastião do Paraíso e Três Corações. Consoante a investigação da Polícia Civil, também há um ônibus que saiu de Passos para a capital do Distrito Federal.
O bolsonarista alpinopolense Kennedy Alves filmou a invasão ao STF durante o ato terrorista. Nas imagens, Kennedy Alves aparece dizendo “guerra” e mostra o momento exato em que vândalos destroem vidros e invadem o interior do Supremo Tribunal Federal. Ele também incita outros manifestantes radicais a entrarem e depredarem o prédio.
Edmar Miguel e Aline Monteiro, ambos de Areado, também aparecem em imagens gravadas durante o ataque a Brasília. “Miguel da Laranja”, como também é conhecido, gravou um vídeo no momento em que invade o Congresso Nacional. Ele filma, eufórico, a multidão de terroristas invadindo os prédios públicos. A empresária Aline Monteiro Roque, de Areado, também filmou os atos em Brasília, ela estaria na excursão que partiu de Passos e é investigada pela Polícia Civil.
Além deles, José Donizete Corrêa (conhecido como Topera), da cidade de Três Corações, Francisco Donizete da Silva, de São Sebastião do Paraíso e Franklin Gerra, servidor da Guarda Municipal de Itajubá, já foram identificados.