A vacina contra o vírus da bronquiolite, causada pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), já está disponível no posto de imunização de Carmo do Rio Claro, no Sul de Minas. A aplicação ocorre na sala de vacina do ESF Continental, seguindo os critérios definidos pelo Ministério da Saúde.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Podem receber a vacina gestantes com 28 semanas ou mais de gestação. Além disso, gestantes imunocomprometidas também estão aptas à imunização, desde que apresentem autorização médica prescrita. Dessa forma, o objetivo é ampliar a proteção dos bebês contra complicações respiratórias graves nos primeiros meses de vida.
Para a vacinação, é obrigatório apresentar a caderneta da gestante no momento do atendimento. Com isso, a equipe de saúde consegue verificar corretamente as informações e garantir a aplicação segura do imunizante.
Enquanto isso, a sala de vacina do ESF Continental funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h. Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que as gestantes procurem a unidade dentro do horário de funcionamento para receber a dose.









