VÍDEO| Reservatório da hidrelétrica de Furnas atinge 100% da capacidade nesta sexta-feira (07)

07/04/2023
em Destaque, Regional, São José da Barra/MG
VÍDEO| Reservatório da hidrelétrica de Furnas atinge 100% da capacidade nesta sexta-feira (07)
Após 12 anos, na tarde desta sexta-feira (07), o reservatório da Usina Hidrelétrica de Furnas alcançou nesta quinta-feira a marca de 100% do volume de armazenamento chegando a cota 768, beneficiado por boas chuvas nos últimos meses, conforme dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) citados pelo Ministério de Minas e Energia em nota.
A situação difere da vivenciada em 2021, quando o país passou por sua pior crise hídrica na região das hidrelétricas em cerca de 90 anos. Naquele ano, o nível de Furnas caiu abaixo de 20%.
A hidrelétrica possui importância estratégica no Sistema Elétrico Nacional. Com potência instalada de 1.216 MW, representa 17,12% da capacidade de armazenamento de energia no Subsistema Sudeste/Centro-Oeste.
Além disso, seu reservatório permite a regularização do Rio Grande e contribui para a produção de energia em todas as usinas à jusante na bacia, até a Usina Hidrelétrica Itaipu, otimizando a operação em toda bacia do rio Paraná, explicou o ministério. Além da geração de energia renovável, o lago de Furnas contribui com as atividades do ecoturismo.
“O Lago de Furnas é patrimônio do Brasil, mas, em especial, das mineiras e dos mineiros desta região. O lago cheio representa emprego e renda no ecoturismo, na piscicultura e em outras atividades fundamentais”, disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em nota.
A barragem está localizada no curso médio do rio Grande, entre os municípios de São José da Barra e São João Batista do Glória, em Minas Gerais, e seu reservatório banha 34 cidades mineiras, com volume total de 22,95 bilhões m³.
Em janeiro deste ano o vertedouro da Usina de Furnas foi aberto pela primeira vez em 10 anos.
Apesar disso, segundo dados da ONS, o reservatório não alcançava sua capacidade máxima desde o dia 13 de março de 2011. Com o vento forte, a água tá passando por cima das comportas.
Veja abaixo no vídeo: 

Fonte: Folha Regional

0
COMPARTILHAMENTOS
3.9k
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
Tags: hidrelétrica Furnasresevatório

Relacionado Posts

Polícia Militar recupera objetos furtados e prende dois suspeitos em flagrante
Destaque

Polícia Militar recupera objetos furtados e prende dois suspeitos em flagrante

09/06/2026
Adolescente é apreendido por envolvimento em roubo com vítimas mantidas reféns no Sul de Minas
Destaque

Operação conjunta cumpre mandados e determina internação provisória de adolescentes investigados por roubos

08/06/2026
Morador do Sul de Minas morre enquanto atuava como voluntário na guerra da Ucrânia
Destaque

Morador do Sul de Minas morre enquanto atuava como voluntário na guerra da Ucrânia

08/06/2026
VÍDEO: Copa do Mundo movimenta bares, ruas e comércio em Carmo do Rio Claro
Destaque

VÍDEO: Copa do Mundo movimenta bares, ruas e comércio em Carmo do Rio Claro

08/06/2026
Próximo Post
Motorista foge após bater em poste e carro pegar fogo em São Sebastião do Paraíso

Motorista foge após bater em poste e carro pegar fogo em São Sebastião do Paraíso

Junte-se à nos no Whatsapp!

Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba em tempo real as notícias de Carmo do Rio Claro e região!
JUNTAR-SE AO GRUPO DE WHATSAPP
  • Contato
  • Vídeos
  • Promoção
  • Fala na Cara
  • Política de Privacidade
X-twitter Facebook Instagram

Rua Delfim Moreira, 133, 3º Andar - Centro, Carmo do Rio Claro/MG - 37.150-000

2022 Onda Sul - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver Todos Resultados
  • Contato
  • Home
  • Notícias
  • Política de Privacidade
  • Promoção

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.