Em uma operação conjunta realizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), dois trabalhadores foram resgatados de condições análogas à escravidão em uma carvoaria na cidade de Guimarânia, Minas Gerais.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Os trabalhadores, oriundos de Montes Claros, estavam submetidos a jornadas exaustivas de aproximadamente 14 horas diárias, sem carteira assinada e sem receber salários há mais de 30 dias.
As condições de trabalho eram extremamente degradantes, com alojamentos improvisados em barracas de lona, alimentação insuficiente e água não potável. Além disso, os trabalhadores estavam em situação de servidão por dívida devido a descontos salariais irregulares.
Durante a operação, foi constatado que os trabalhadores operavam equipamentos perigosos, como trator e motosserra, sem qualquer treinamento ou equipamentos de proteção individual. O empregador foi notificado para regularizar a situação, pagar os salários e verbas rescisórias, e custear o retorno dos trabalhadores à sua cidade de origem.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4