Search
Close this search box.

ALERTA | Carmelitanos são vítimas de golpe do Pix que paga um valor e recebe outro

0
COMPARTILHAMENTOS
145
VISUALIZAÇÕES

Um novo golpe está afetando a população de Carmo do Rio Claro. Lamentavelmente alguns carmelitanos caíram no “golpe pix que paga um valor e recebe outro”, com promessas de lucros a partir de uma tabela de investimentos enviada por um usuário do Facebook.

No caso dos carmelitanos lesados, o contato ocorreu a partir de um amigo do face no qual não levantou suspeita e acabaram caindo no golpe. Nesta quinta-feira(05), pelo menos três pessoas caíram no golpe em menos de 24 h, com valores que variaram entre R$ 1.000 a R$ 3.000. 

Após ser enviado vários comprovantes de recebimentos, e trechos de conversas onde eram testemunhados a veracidade das transações, o “amigo face” envolve as vítimas na promessa que é certo o retorno de lucros e logo após receber o depósito das vítimas, as bloqueiam sem deixar rastro.

Como o Facebook está no nome de pessoas conhecidas, as vítimas conseguem entrar em contato com o possível responsável pela ação, onde o mesmo nega a participação, dizendo ter a conta hackeada. Sem provas reais, o ideal é que as vítimas procurem a Polícia Militar para registrar um boletim de ocorrência para investigação.

O comprovante é idêntico ao gerado pelo banco, porém falso. Ou seja: nesse tipo de golpe do Pix, o criminoso retira o produto, mas entrega um comprovante falso de pagamento. Para evitar cair nesse golpe, é preciso estar atento à instantaneidade da operação de Pix, isto é, a transferência tem de ser feita na hora.

“O tal golpe do PIX, ou do WhatsApp, ou qualquer outro assemelhado, é crime previsto no Código Penal, no parágrafo 2-A do artigo 171, como fraude eletrônica, com pena que varia de 4 a 8 anos e multa, podendo ser aumentada entre 1/3 a 2/3, em razão da gravidade do resultado.”

Veja abaixo a tabela que é inicialmente o golpista envia a pessoa no qual pretende dá um golpe.

 

×