Search
Search

Escritório de advocacia de Carmo perde ação contra COPASA devido a má qualidade da água

08/02/2023
em Carmo do Rio Claro/MG, Cidades, Destaque, Sem categoria
Escritório de advocacia de Carmo perde ação contra COPASA devido a má qualidade da água

Fonte: Vanessa Martins

No último dia 31 de janeiro de 2023, o Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais, através da Comarca de Carmo do Rio Claro, divulgou a SENTENÇA RELATÓRIO, de “ação de indenização por danos morais e materiais contra a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA).

Conforme o escritório Carielo, a população recebeu água de péssima qualidade e totalmente imprópria ao consumo durante várias semanas, afetando sua vida social, haja vista que a própria higiene pessoal teria restado prejudicada, dentre outros danos à saúde. Acrescentam que a requerida chegou a induzir a população a consumir a água imprópria, uma vez que ela garantiu que o tratamento estava sendo feito corretamente.

O escritório colheu na época em torno de 700 assinaturas de munícipes interessados na ação e pediu a condenação em R$ 7.000,00 para cada autor, ao argumento de que “tal valor se demonstre não só compatível com os danos já sofridos e ainda eventuais futuros danos que possam aparecer relativos à saúde, devido ao consumo de água imprópria fornecida pela Requerida, além dos danos referentes à utilização da água em suas diversas finalidades (banho, higiene, limpeza de roupas e/ou objetos).

De acordo com a Copasa, com a subida do lago de Furnas na época (2013), a água bruta captada sofreu alterações naturais, sendo uma floração de algas, fatos completamente imprevisíveis e alheios à natureza. A Copasa apresentou que a modalidade de responsabilidade civil incidente ao caso é a subjetiva, e que a requerida não agiu com imprudência nem negligência. Afirmou inexistir comprovação de dano material, nem dano moral, nem de dever indenizatório, e impugna o requerimento de inversão do ônus da prova.

O Juiz de Direito, Fábio Gabriel Magrini Alves, julgou improcedente a ação e suspendeu a validade dos honorários em favor dos advogados da requerida no valor de R$ 1.500,00 e exigibilidade nos termos do art. 98, devido o processo na justiça gratuita.

Em resposta a sentença, o escritório de advogacia Carielo, informou que “entendemos que o novo juiz da Comarca, em que pese seu notório saber jurídico, não julgou os processos contra a Copasa com o costumeiro acerto. Em resumo, ao contrário dos danos coletivos, entendeu sua Excelência que os danos individuais não teriam sido demonstrados. Porém, existe até perícia judicial realizada que comprova os danos a curto, médio e longo prazo gerados à população carmelitana e que, simplesmente, foi ignorada.
Além disso, o doutor juiz não permitiu que a fase de produção de provas fosse concluída, o que configura cerceamento de defesa. Por esses e outros motivos, já estão sendo elaborados os recursos, que serão protocolados a partir de amanhã. Acreditamos que o Tribunal de Justiça em Belo Horizonte irá reformar a decisão a favor dos carmelitanos, como já aconteceu em outras oportunidades, por ser medida de Direito”.
0
COMPARTILHAMENTOS
2.4k
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
Tags: carmo do rio clarocopasaescritório de advocaciaprocesso

Relacionado Posts

Polícias Militar e Civil intensificam ações em Carmo do Rio Claro para reforçar a segurança da população
Destaque

Polícias Militar e Civil intensificam ações em Carmo do Rio Claro para reforçar a segurança da população

18/06/2025
Atleta de Carmo do Rio Claro disputa bicampeonato mundial de artes marciais na Argentina
Destaque

Atleta de Carmo do Rio Claro disputa bicampeonato mundial de artes marciais na Argentina

18/06/2025
VÍDEO:  Últimos preparativos para o 3° Festival Pé da Serra em Carmo do Rio Claro
Destaque

VÍDEO: Últimos preparativos para o 3° Festival Pé da Serra em Carmo do Rio Claro

18/06/2025
UEMG disponibiliza cursos gratuitos a distância
Destaque

Vereadores se posicionam contra proposta de federalização da UEMG em Passos

18/06/2025
Próximo Post
Vírus no Aedes aegypti aumenta transmissão da dengue em até 10 vezes

Vírus no Aedes aegypti aumenta transmissão da dengue em até 10 vezes

Junte-se à nos no Whatsapp!

Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba em tempo real as notícias de Carmo do Rio Claro e região!
JUNTAR-SE AO GRUPO DE WHATSAPP
  • Contato
  • Vídeos
  • Promoção
  • Fala na Cara
  • Política de Privacidade
X-twitter Facebook Instagram

Rua Delfim Moreira, 133, 3º Andar - Centro, Carmo do Rio Claro/MG - 37.150-000

2022 Onda Sul - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver Todos Resultados
  • Contato
  • Home
  • Notícias
  • Política de Privacidade
  • Promoção

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Portal Onda Sul

  • Home
  • Vídeos
  • Fala na Cara
  • Coluna MG
  • Artigos
  • Notícias
  • Contato
  • Promoção
  • Ao Vivo

Social Chat is free, download and try it now here!