Search
Close this search box.

Projeto da Unifal evidencia aumento de idosos em Alfenas

0
COMPARTILHAMENTOS
25
VISUALIZAÇÕES

De acordo com os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Minas Gerais terá a maior população idosa do país até 2060. Segundo o Instituto, cerca de 28,7% dos moradores do Estado terão 65 anos ou mais. Esses dados são importantes para fomentar as discussões sobre envelhecimento no estado indicado.

Em Alfenas há a mesma tendência. O levantamento dos dados e a análise foram feitos pelo projeto de extensão “A Imaginação Sociológica e o Sul de Minas”, do curso de Ciências Sociais da Unifal (Universidade Federal de Alfenas). A faixa etária entre as idades de 10 a 14 anos possui decréscimo também, porém, em Alfenas a tendência de queda é bem mais elevada, sendo cerca de -2,05 em comparação com -1,42 em Minas. Já nas idades de 15 a 19 anos, Minas indica um acentuado declínio de -2,5. No município de Alfenas é apresentado um índice de diferença de -1,94 para a faixa etária de 15 a 19 anos.

Em outro momento, analisa-se que a faixa etária adulta, representada pelas idades de 20 a 59 anos, possui uma tendência considerável em Alfenas, apontando uma projeção percentual de 3,75 e em Minas aponta um aumento percentual de 0,92. Mas a população que as projeções apontam, que cresce no Estado e no município mencionados, é a população idosa. A faixa etária de 60 anos ou mais indica um aumento percentual de 4,89 em Minas Gerais, em Alfenas ela indica um crescimento também, em que é indicado com 3,56 pontos percentuais.

Segundo o IBGE, no Brasil, em 2050, a maior parcela da população terá entre 45 a 64 anos. Com isso, é necessário compreender como essa população vive e como é seu estilo de vida, pelo motivo de que daqui a alguns anos a população citada será a grande maioria.

É primordial apontar que as informações apresentadas tomaram por base dados do Censo do IBGE de 2010, projeções do IBGE para Minas de 2021 e projeções da Fundação João Pinheiro 2020 para Alfenas.

A sociedade moderna, assim, necessitará se adaptar e se transformar, para que os idosos possam ter uma qualidade de vida maior, pela razão de que com o envelhecimento o indivíduo vai perdendo suas capacidades de adaptação e tende a ficar mais sensível aos ambientes.
Fonte: Alfenas Hoje
×